A homossexualidade na Bíblia

Estudando a Homoafetividade com Andrei Moreira - A homossexualidade na Bíblia 

Inicialmente, é necessário considerar que o Espiritismo não se propõe a fazer uma leitura cega  ou fundamentalista dos textos sagrados, sem a devida contextualização e o entendimento da cultura e do momento histórico em que os relatos foram consagrados na tradição oral dos povos.
Tais relatos foram posteriormente transferidos aos papiros, para mais tarde serem organizados em livros, ordenados e denominados, formando a sequência de textos a que hoje chamamos Bíblia.
Muitos indivíduos e igrejas fundamentalistas interpretam os textos sagrados como mensagens de exclusão, separatividade e discriminação. Em muitas igrejas e comunidades, indivíduos homossexuais não são bem vindos, a não ser que aceitem largar a sua "vida de pecado", heterossexualizando-se, pois, em virtude de certas interpretações de textos bíblicos, a homossexualidade é vista como depravação, ação demoníaca ou doença.
Por isso, são os homossexuais, frequentemente, proscritos da vida comunitária e sacramental, o que agrava a solidão e o isolamento social, bem como mata a fé de muitos.
Segundo o pastor Márcio Retamero, da Comunidade de Betel, filiada à Igreja Cristã Metropolitana do Rio de Janeiro: A Bíblia não pode nem deve ser lida literalmente. (...) Ler requer compreensão; compreensão requer interpretação. Interpretar - corretamente - os textos bíblicos requer conhecimento a respeito dos mesmos (...).
Foi por interpretar mal a Bíblia que escravagistas retiravam dela o "direito" de possuir escravos e de comercializa-los no mercado; do mesmo modo, machistas ainda hoje retiram dos textos bíblicos razões para humilhar e desprezar o papel das mulheres na sociedade, além de subjuga-las à força bruta, se necessário.
Foi por interpretar mal a Bíblia que seres humanos matavam outro seres humanos em nome da fé, seja nas cruzadas medievais, seja nas fogueiras da Inquisição; ou tragédias ocorreram, ceifando milhares de vidas humanas, como na Guiana em 1978 ou em Uganda em 2000.
Hoje, é por interpretar mal a Bíblia que a maioria de igrejas cristãs exclui certas pessoas, como gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis, e todos os que não se enquadram em suas categorias de "certo" e "errado". Em muitos lugares, divorciados não podem casar de novo, sendo excluídos da participação nos sacramentos (MOREIRA, 2012, P. 270).
homossexualidade sob a otica do espirito imortal


Referências


TV Espiritismo. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.


Mais sobre o assunto: Benjamim Teixeira de Aguiar - Homossexualidade, Preconceitos, Bíblia, Psiquiatria e História


💙Gostou? 💭Compartilhe

👀 Leia também


 

O que disse Chico Xavier sobre homossexualidade no ano de 1970


Conheça diálogos médicos sobre homossexualidade e espiritismo


Na prática da Igreja, procriação não é essencial para ter relações sexuais


Paulo de Tarso é referência utilizada contra a homossexualidade, o que dizer?


Comentários

Anônimo disse…
mais na verdade o que a Biblia sobre a homossexualidade de verdade mesmo pq as vezes eu tenho minhas duvidas. Muitas religioes interpretam de outra forma dizem que a Biblia nao condena a HOMOSSEXUALIDADE mais sim a pratica homossexual e eu como homossexual fico pensando assim o que adianta eu ser homossexual e nao ter o prazer de viver a minha homossexualidade pelo o fato que a Biblia condena a pratica homossexual e nao ficar com essa culpa na minha consciencia se Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher pq ele fez isso com seus filhos trazer essa dor dolorosas nos seus filhos
Atualmente se considera que a Bíblia é um livro histórico que não pode ser interpretada fora do contexto em que foi escrita e o seu teor não pode ser aplicado à atualidade sem essa postura crítica.

Alí estão compilados as regras e tabus de um povo de uma determinada época remota, de um determinado lugar específico, de uma realidade antiga dentro da história da humanidade.

Embora os Evangelhos contenham os valores éticos que buscamos sim repassar a humanidade de todos os tempos (como a fraternidade, o amor universal, a paz), devemos reconhecer que o tempo, através do avanço do conhecimento, superou muitas outras coisas.

Mais uma vez voltamos a pensar na importância das informações da atualidade para guiar as reflexões sobre a nossa realidade e nossos sentimentos.

Vá viver a sua homossexualidade sem medo !!!(depois da pandemia, no momento fique em casa. Rsrsrsrs)

Postagens mais visitadas