Comunidade Espírita e Homossexualidade

Comunidade Espírita e Homossexualidade

Associação Médico Espírita de MG: Qual sua avaliação sobre como a comunidade espírita trata a homossexualidade?
 
Andrei Moreira: Em geral, observamos uma abordagem superficial e discriminatória por parte da comunidade espírita com os homossexuais e a homossexualidade. É compreensível que seja assim, pois todo meio religioso lida com idealizações e preconceitos seculares. 
Todavia, tal postura pode ser modificada por meio do que recomenda Allan Kardec: estudo sério e aprofundado de um tema para que se possa opinar sobre ele. É lamentável que nós, adeptos de uma fé raciocinada, nos permitamos o mesmo comportamento dos religiosos fundamentalistas.
Observa-se muita opinião pessoal sem fundamento tomada como regra e lei. Tais opiniões costumam ser destituídas de compaixão e amorosidade e terminam por isolar o indivíduo homossexual, tachando-o de doente, perturbado, promíscuo e/ou obsediado. 
Comunidade Espírita e Homossexualidade
Às vezes ele é até mesmo afastado das atividades espíritas habituais, como se fosse portador de grave moléstia que devesse receber reprovação e crítica por parte da parcela heterossexual “normal” da sociedade. Tais posturas são frequentemente embasadas no tradicional preconceito judaico-cristão-ocidental de que a única e exclusiva função da sexualidade é a procriação humana, tomando a parte pelo todo.
O Espiritismo é uma doutrina livre e libertária, compromissada com o entendimento da natureza íntima do ser humano e o progresso espiritual. Nos dá bases muito ricas de entendimento do psiquismo e da sexualidade do espírito imortal, como instrumentos divinos dados por Deus ao homem para seu aprimoramento e felicidade. Além disso, nos oferece esclarecimento a respeito das condições e situações determinadas pela liberdade do homem, que desvia esses instrumentos superiores de suas funções sagradas.
É imprescindível que se extinga em nosso movimento o preconceito e que os homossexuais tenham campo de trabalho, se dediquem ao estudo e à prática da doutrina espírita, com a mesma naturalidade de heterossexuais. 
Isso, para que compreendam o papel de sua condição em seu momento evolutivo e a utilizem com respeito e dignidade com vistas ao equacionamento dos dramas internos, ao cumprimento dos planos de trabalho específicos em sua proposta encarnatória e ao seu progresso pessoal, da família e da sociedade da qual faz parte, da mesma maneira como deve fazer o heterossexual (AMEMG, 2012).
Referência


AMEMG. Entrevista com Andrei Moreira: A Homossexualidade Sob a Ótica do Espírito Imortal. Associação Médico Espírita de Minas Gerais, 2012. Disponível em<http://www.amemg.com.br/2012/01/11/%E2%80%9Ca-homossexualidade-sob-a-otica-do-espirito-imortal%E2%80%9D-entrevista-com-andrei-moreira/> Acesso em 2016. 

💙Gostou? 💭Compartilhe
👀 Leia também

Preconceito Religioso

Nenhum argumento religioso contra a homossexualidade sobrevive a uma análise crítica

A contextualização histórica dos escritos de Herculano Pires sobre homossexualidade

Normalidade e Anormalidade

Projeto Espíritas Cristãos em defesa da vida

LGBTfobia na pauta das campanhas Espíritas

Homofobia no meio religioso e Espírita

A homossexualidade (ausente) nos Evangelhos

A homossexualidade na Bíblia

O Atendimento Fraterno Espírita frente aos pais do LGBT

O que dizem os Espíritos sobre Médiuns Homossexuais

Homo e heteroafetivos e o reequilíbrio no centro Espírita

O/a... Homossexual nos Centros e nas Atividades Espíritas

Como a Fraternidade Espírita pode aderir ao uso do nome social

Texto ao Blog - Rio Grande do Sul: Sofri homofobia na Casa Espírita a qual pertenço

A pessoa com HIV e o centro espírita

Atualidade do livro Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal

Educação para a alteridade

Psicografia a rejeição de Rubério

Linha de tempo das afirmações sobre Homossexualidade na Literatura Espírita

Por que precisamos falar sobre diversidade?

A responsabilidade do servidor espírita frente à comunidade LGBT

A Família e a(o) Transexual, orientações Espíritas

Fundamentação Doutrinária para que Espíritas defendam Direitos Humanos LGBT

Revisão de material educativo espírita que envolva tema LGBT




Postagens mais visitadas